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Workshop:  Introdução ao Processing

Objetivo
O principal objetivo do curso é introduzir conceitos básicos sobre programação criativa. O participante estará capacitado para reconhecer as principais estruturas lógicas de programação, gerar composições gráficas e aplicações interativas.

Justificativa
O aprendizado básico de qualquer linguagem de programação é essencial para aqueles que pretendem compreender ou desenvolver aplicações tecnológicas. Neste caso, utilizaremos o Processing como ferramenta para o ensino dos princípios fundamentais da computação estética.

Público
- leigos em programação
- artistas e designers interessados em tecnologia
- educadores interessados em arte e tecnologia

Pré requisitos
- conhecimento básico em algum sistema operacional como Windows, Mac OS ou Linux
- ser maior de 16 anos
- recomendável trazer  equipamento próprio (notebook)

 

Sobre o Processing


Iniciado por Casey Reas e Ben Fry em 2001, o projeto Processing é um ambiente de software livre baseado na linguagem de programação Java que é destinado ao ensino dos fundamentos da computação dentro de um contexto visual. Segundo Casey Reas, a idéia nasceu durante o curso ministrado pelo designer John Maeda (1997) para o Aesthetics Computation Group (MIT). Atualmente, o Processing conta com uma grande comunidade de usuários criativos, pois além de ser gratuito e rodar na maioria dos sistemas, oferece a possibilidade da geração de gráficos 2D, 3D, processamento de mídias digitais audiovisuais e ainda integração com outros ambientes ou interfaces como o Arduino e Kinect.

>> Informações sobre o Processing
>> Openprocessing -Trabalhos publicados pela comunidade de usuários

 

 

Programa do Workshop

O curso é dividido em 4 módulos completos com duração de  3 horas cada.

 

Módulo 1
Apresentação sobre o ambiente , elementos básicos de programação e formas geométricas estáticas
Apresentação sobre o Processing e casos
Instalação e configuração
Introdução ao ambiente
Introdução sobre linguagens de programação

 

Módulo 2
Uso de variáveis e funções
Primitivas 2D e atributos (cor, traço e preenchimento)
Utilização de expressões aritméticas e estruturas de controle para a geração de animações 2D
Expressões matemáticas
Estrutura programação – setup e draw
Estruturas condicionais e controle de fluxo

 

Módulo 3
Transformações geométricas
Funções randomicas
Princípios da animação 2D
Exportação de animações no formato vídeo

 

Módulo 4
Estruturas de repetição
Importação de imagens e fontes
Atributos de imagem e texto
Exportação para impressão gráfica
Processos interativos e tratamento de eventos
Input de mouse e teclado
Controle de Eventos
Animações interativas

 

Local: Instituto Volusiano   São Paulo – SP

 

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